Educação, Empreendedorismo, Mindset

C H A – Vamos tomar juntos?

Para ser, tonar-se um empreendedor devemos ‘ter’ identificado a nossa COMPETÊNCIA para o negócio, para o qual me proponho a implementar. Assim preciso estar preparado para Empreender e por isto questiono:

OK, sei o que é empreender e suas principais características, mas tenho as COMPETÊNCIAS necessárias para tanto?”

Quando falamos em competências, me refiro ao CHA (Conhecimento + Habilidade + Atitude), que são necessárias para gerir e fazer progredir o sonho de ter o meu negócio.

O CHA é uma ferramenta muito usada dentro das organizações para implementar a Gestão de Competências e a mesma é perfeitamente aplicada os empreendedores, para a Gestão do seu negócio.

Assim, vamos tomar um CHA juntos? Ou melhor conhecer o tal do CHA…

Iniciamos com:

CONHECIMENTO é o saber. O conhecimento, em geral, é tácito, presente apenas na mente do Empreendedor. O grande desafio apresentado aqui é a transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito, ou seja, mensurar isto em resultado, em um patrimônio a ser construído. É fazê-lo fazer parte da estrutura da organização, estar disponível a todos, ser acessível por todos. O saber fazer deve ser conhecido, compartilhado a todos, isso é vital para sobrevivência de uma empresa.

 HABILIDADE é o saber fazer. É o saber, o que faço com o meu conhecimento, onde ideal é a junção do conhecimento com a habilidade. Aqui nos defrontamos com um hiato, uma lacuna, pois muitas vezes quem tem o conhecimento não é quem executa. A habilidade, de forma geral, depende da prática, do treino, dos erros e acertos. A prática leva a perfeição.

Neste momento o Empreendedor, o Dono do Negócio, muitas vezes devido a sua posição na hierarquia, acaba sendo mais “teórico e menos prático”. Fato este que, quem planeja não executa e como a teoria é uma e a prática é outra, as ações que são executadas são muito diferentes do que foram planejadas, pensadas. Assim faz-se necessário um maior envolvimento das pessoas, tanto dos que planejam como as que executam. De que forma resolver isto é a questão. Assim vejo que muitos sonhos, negócios acabam pelo caminho, pela falta sinergia, clareja dos objetivos com as pessoas envolvidas no projeto.

 ATITUDE é ter ação. De nada vale o conhecimento e sua habilidade, se o empreendedor não tem atitude, falta-lhe a ação. Atitude é querer fazer. Muitos empreendedores, tem projetos bem definidos e desenhados, propósitos a serem alcançados, mas poucos dispostos a ter atitudes, de agir, de colocar em prática o seu conhecimento com a sua habilidade. Porém sabem que o resultado final seria outro se a mudança ocorresse baseado em seu Conhecimento e sua Habilidade.

Isto corre pelo fato das atitudes serem dirigidas, ou fortemente correlacionadas, com as vontades próprias e com o conjunto de valores, crenças, princípios e mesmo às opiniões

Uma das principais características necessárias ao empreendedor é o saber cuidar de si, administrar a si próprio, pois o empreendedor tem por dever a condução do seu empreendimento, e para tanto deve ser uma fonte de soluções – jamais uma fonte de problemas – o que é, basicamente é:

  • Ter atitude;
  • Atitude frente ao empreendimento;
  • As atitudes da pessoa do empreendedor;
  • E frente ao que se lhe apresenta à sua empreitada.

O maior e principal instrumento que o empreendedor possui é “o empreendedor”, ou seja, é ele próprio o seu mais importante instrumento que o dirigirá ao sucesso – ou não – do seu negócio.

Conhecimento se adquire estudando e habilidade vem com a prática. De nada adiantam conhecimentos e habilidades, caso não sejam suportados por atitudes que alavanquem o desempenho dos que trabalham junto a você, inclusive você próprio.

O seu sucesso nos negócios, o seu sucesso pessoal são, diretamente dependentes das suas atitudes. O resto é receita de bolo, que sempre produz os mesmos bolos, sem quaisquer diferenciais.

E quais são as atitudes básicas que todo e qualquer empreendedor deve ter? Para saber responda as seguintes questões:

Você sabe quem você é?

Você sabe onde você está?

Você sabe onde você quer ir?

Você planeja a sua caminhada?

 O grande problema que é a falta de atitude, algo que vem no DNA da pessoa, é seu, próprio, difícil de ser adquirido, difícil de ser aprendido. Difícil e não impossível. Só que para ter atitude é necessário: ATITUDE.

 

Mais sobre Silmar Strübbe

Especialista em Gestão de Negócios e Pessoas

Diretor Fundador da Silmar E Strübbe Consultoria

www.silmarstrubbe.com.br

Author


Avatar