Empreendedorismo, Mindset

Características de um Legítimo Empreendedor

Mas afinal, o que é um empreendedor?

Dentro de minha perspectiva, um empreendedor é aquele que anda no vale das sombras trazendo luz. Ele traz inovação, pulsa criatividade, é um líder desenvolvido impulsionado por fatores que exigem uma postura de liderança, de alto desempenho, não se limitando apenas no ambiente corporativo, mas atuando desta forma todas as esferas.

Essa definição/menção ainda é pouco para enquadrar o perfil de um legítimo empreendedor, até porque ele não é enquadrado em nada que conhecemos como padrão, por assim dizer, trata-se de um visionário em processo de desenvolvimento. Faço aqui menção de três características de uma figura empreendedora. Meu objetivo é que você reflita, quais dessas três características têm em si que podem ser aprimoradas, e até mesmo descobertas.


1. Capacidade de lidar com as brutais realidades da vida

Algo que aqui posso chamar de adaptação emocional por meio de auto-análise e compreensão da realidade conduzida por uma visão imparcial, hiper-realista.  Legítimos empreenderes tem compreensão visceral e até mesmo intuitiva, sobre a importância de digerirem, de maneira mais rápida possível, grandes traumas e perdas, pois se ficarem muito tempo no olho do furacão a possibilidade de não sair dele ou ter danos irreversíveis é grande.

Tanto a morte quanto as mais terríveis perdas são bem gerenciadas por uma inteligência emocional bem desenvolvida desses empreendedores, o que se reflete em decisões com quase que assertividade cirúrgica no tocante de seus negócios. Toda essa preparação produz uma maturidade que por sua vez produz sabedoria. Um polimento de decisões que o permite sair do zero ao um milhão em um ano.


2. Criatividade transbordante

Uma inventividade fora do comum, pois sua criatividade é direcionada para solução de problemas e otimização de tudo o que enxergamos à nossa volta. Uma competência aprimorada através dos [d]anos de experiência e de vida.

Poucos entendem bem como pode um empreendedor com a família e amigos ser tão brincalhão, espontâneo e em seu ambiente profissional (mesmo no cenário de intra-empreendedorismo) trazer essa essência, porém centrado, com foco em resultados, e mesmo com uma postura tão serena, trazer idéias tão geniais. Idéias até mesmo ousadas e com aplicabilidade que não há como negar dos excelentes resultados.

Então, agora você já sabe. Esse empreendedor permite-se voar, e sinceramente não se preocupa com que os outros vão achar, pois em sua mente tem um arsenal grande de novas idéias. Inclusive, prezados leitores, é daí que nascem os grandes visionários que impactam tudo a nossa volta.  Mas onde eles estão hoje? Essa pergunta é fácil, porém triste de responder.

Esses empreendedores legítimos com poder de criação estão presos em padrões cartesianos em paradigmas criados por si mesmos, estão nos cativeiros de suas melhores justificativas para não agir. Não é isso que queremos, nós (sociedade) necessitamos de empreendedores que não se subalternem a padrões limitados e não limitem sua criatividade. Precisamos de você!


3. Disciplina Extrema

Maestria em tomada de ações coordenadas sabe que os pequenos atos disciplinares vão trazer como resultado seu próximo nível. Compreendem que se essa capacidade não for desenvolvida, nada que almejam se materializará, e passarão a serem sonhadores, expectadores de sua própria existência, que poderia ser promissora e impactado/beneficiado muitos se esse elemento – disciplina – fizesse parte de suas características combativamente adquiridas.

É aqui que sua palavra terá valor de mercado, sua credibilidade estará sempre em uma curva de crescimento exponencial. É aqui onde compreenderá que pode ser o que quiser se tiver determinação. Também é aqui que terá a visão de que os sacrifícios serão necessários e que o produto dessa compreensão é a excelência em todos os aspectos que vão além do campo de visão.

Precisamos de você empreendedor e intra-empreendor. Não se intimide pela retração e volatilidade econômica de nosso cenário atual, mas olhe para dentro, aprimore suas capacidades e siga em frente.

Se precisar de ajuda, conte com a gente aqui do Mindset Exponencial!

Author


Avatar