Empreendedorismo

Coaching no Ambiente Corporativo

Atualmente, umas das tecnologias de desenvolvimento comportamental mais assertiva que existe no mercado é o Coaching. Mas o que é o Coaching? Pois bem, vamos para uma definição: “Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee). ” (Villela Da Matta & Flora Victoria)
É fato que dentro do ambiente corporativo, nem sempre é aquele que tem mais competências técnicas que se destaca, pois há muitas coisas a serem colocadas na balança quando falamos de crescimento profissional, engajamento, visão e comportamento. Mesmo nos grandes escalões das grandes corporações há grandes pontos de vulnerabilidade que podem comprometer toda uma cadeia de ações coordenadas com foco no resultado. 
Dentro desse universo existem várias ferramentas e metodologias para serem aplicadas, porém todas têm algo em comum: Lhe oferecer suporte para crescimento, indiferente do cenário em que você se encontra atualmente. Não se limita a apenas uma esfera da sua vida/carreira, mas cada pequeno ajuste no seu comportamento irá lhe beneficiar em todas as áreas. O processo de coaching permite isso pois utiliza também ferramentas terapêuticas bem como estudos aprofundados da psique e “processos lapidativos” da programação neuro linguística. 
Passar por tal processo é realmente uma construção e despertar de potencialidades, ora, todos temos aquele colaborador mais difícil de lidar, mais resistente e combativo. Mas será que já paramos para analisar o que faz ele ter esses comportamentos? Talvez ele esteja ferido de alguma forma, e o coaching competente em sua atuação pode identificar isso, e digo mais, preparar um ecossistema onde esse colaborador seja o melhor no que ele faz. Sim, o coaching é algo poderoso. Busque mais sobre, se puder investir em um profissional coach capacitado, não pense duas vezes. Se puder investir na formação de colaboradores estratégicos na formação de coaching melhor ainda. A equipe se aprimora quando o seu líder valida sua equipe investindo em sua expertise.

Gustavo Brandão – CEO ProgIn 

Author


Avatar